30 de junho de 2010

Índigo de 140 anos

Acredite-se que o surgimento do jeans tenha sido por volta de 1567; foi nesse ano que a palavra do jeito que usamos hoje foi reconhecida em referência às calças usadas pelos marinheiros italianos anteriormente feita em lona. De marinheiros à mineradores, o principal desafio que o criador do 'jeans' Levi Strauss enfrentou na segunda metade do século XIX foi a busca de um material mais maleável frente à antiga lona. Nisso, o jeans passou a ser confeccionado em denim, matéria têxtil feita a partir de algodão sarjado e posteriormente, tingido de azul índigo. 
O uso constante da peça de vestuário exigia uma durabilidade maior e logo mais em 1873, Levi Strauss e Jacob David (já nos Estados Unidos) aplicaram ao 'jeans' tachas e rebites primeiramente em cobre às calças. Daí a maior durabilidade e resistência das calças. Nesse contexto, foi fundada a Levi Strauss & Co, referência até os dias de hoje quando o assunto é jeanswear.
_________________________________________________________________________________
O jeans e o século XX

No início desse século, o jeans já trazia uma novidade: os bolsos traseiros. Na década de 30, os cowboys americanos já usavam as calças jeans, e pouco depois os soldados da segunda guerra, que usavam uniformes também feitos em jeans; e assim o jeanswear foi atravessando o século, passando pela rebeldia dos anos 50 (James Dean - calça jeans e t-shirt branca), pela sensualidade de Marylin Monroe, pela simplicidade dos hippies em 70, e em 80 pela irreverência da material girl.
Ao final da década de 90 o jeans servia ao rock e já tinha passado por inúmeras transformações não só na sua forma como no seu uso. Prova disso são os vários tipos de cortes que o jeans atual possui.
_________________________________________________________________________________
Jeans nas passarelas

A primeira grife a introduzir o jeans nas passarelas foi a Calvin Klein, ainda na década de 70. Choveram críticas sobre o estilista, pois para muitos essa atitude era uma afronta ao conservadorismo da moda na época. Mas pouco a pouco o jeans conquistou a maioria das pessoas, principalmente pela sua versatilidade de uso e pelo fato de atender tanto às necessidades dos trabalhadores mais pobres como dos consumidores mais ricos. 
Depois dessa ousadia por parte da CK, suas campanhas nunca mais foram as mesmas.
_________________________________________________________________________________
O jeans hoje

Dentre as milhares de variedades em jeans que as lojas nos oferecem, surge praticamente a cada mês um grande número de tendências: as lavagens das peças (a mais usada é feita à base de pedras vulcânicas), os rasgos precisos -ou não, as tachas e rebites estratégicos, a barra dobrada ou desfiada, as camisas, as clássicas jaquetas... e a melhor e clássica combinação: jeans + all star.
Talvez tenha sido pela imensa expressividade, aceitação e opções de uso que o jeans tenha se tornado uma tendência praticamente imortal que atravessa décadas. 

2 comentários:

  1. ARRAZOU NA POSTAGEM, nem sabia que foi a CK que foi o 1º estilista a lançar o jeans nas passarelas, mas desconfiava. \o

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog! Super bem cuidado e lindo, não conhecia ainda! Parabéns!

    Amanda M
    hype3.com.br

    ResponderExcluir