28 de fevereiro de 2011

Simbolismo comportamental, Unicornismo e Pop Music!

Há muito os hipsters já se rendem ao que eu chamo de simbolismo comportamental - as coroas dominaram, seguidas dos lobos, das estampas cósmicas, das cruzes, das corujas e dos triângulos e pirâmides, até chegar num estágio recente de rituais, magia e possessão, numa mistura louca de todas as outras ‘popular trends’ anteriores. Os atuais Lykke Li (Get Some) e Scissor Sisters (Invisible Light) são só alguns exemplos dessa incorporação mística e simbolista ao comportamento, expresso nesse caso pela música.
Os jovens talvez estejam procurando assim uma forma de representar sua juventude oculta e misteriosa, visto que o que é difícil de se desvendar – tão como a própria juventude – encanta; e foi justamente esse encanto pelo obscuro e inexplicável que tomou conta dessa população jovem que insiste em ser antenada e revolucionária.
Diante disso, surgiu recentemente uma nova corrente que vem tomando conta dos hipsters simbolistas, lotando a timeline do tumblr e inundando a tela dos computadores com clipes loucos e quase sem sentido – O UNICORNISMO! Isso, aquele animal encantado e fantástico agora anda por aí, nos anéis, pingentes, estampas de roupas (referência: Danilo Costa, Casa de Criadores Inverno 2011), e na mente das cantoras pop; e parece que toda essa invenção acaba de se confirmar em dois clipes recém lançados que levam o unicornismo ao pé da letra, seja na loucura conceitual de Lady Gaga em Born This Way ou na festa repleta de glitter de Ke$ha, em Blow.

Born This Way >> Lady Gaga investe em clipes duradouros e muito bem coreografados. Em Born This Way a cantora misturou transgressão da vida, futurismo, ocultismo e androginia para entoar seu manifesto sobre a origem de uma nova raça e a dominação dos seus seguidores. Além disso, o clipe tem início com uma imagem de um unicórnio que talvez represente o mistério que ronda essa nova raça. Lady Gaga também performa de peruca rosa e maquiagem de caveira – a mesma do último desfile da Mugler Man.

Blow >> Ke$ha parece ter gostado do resultado do clipe para a segunda versão de Take It Off e deu sequência à magia em Blow. Na produção a cantora flerta, beija e dança com unicórnios (e jura não ter os maltratado durante a gravação do clipe) como se tudo fosse muito normal. O ponto anormal do clipe é justamente o outro humano, que depois de lutar com Ke$ha, ferir unicórnios e causar um derramamento de sangue arco-íris termina na parede da cantora, feito um prêmio.

Imagens e Vídeos - Reprodução

Um comentário:

  1. Ainda não tinha associado o "unicornismo" e é verdade!
    Lembra da última coleção de verão da Triton?
    Não curti o clipe da Gaga, muito cheio de informação.
    O da Ke$ha ainda não tinha visto... ela tá com um visual menos poluído. Curti.
    Bjs!

    ResponderExcluir