24 de novembro de 2010

Conflitos, valores e amadurecimento

Em entrevista à uma rede de TV na última sexta fui questionado sobre o que o novo e último filme da saga de Harry Potter representava para mim. A primeira palavra que tomou minha mente foi ‘coragem’, e num discorrer corrido de perguntas e respostas, o sentido de tudo isso tomou seu lugar. É engraçado pensar que mesmo depois de dez anos o sentimento de conforto ao abrir as páginas dos exemplares da série ainda persista, e mais engraçado ainda seja talvez, encontrar uma reflexão positiva sobre Harry Potter num blog sobre moda e comportamento.


No início do final da saga mais coerente com o nosso mundo, os sentimentos se amadurecem. Dez anos atrás lia-se ‘Pedra Filosofal’ procurando entreterimento, uma viagem a um mundo perfeito, condizente com os sonhos e anseios mais profundos das crianças ao redor do mundo; hoje, essas crianças tornaram-se jovens de mente aberta, jovens que tomam Harry Potter como herói, vencedor e canalizam através dele as dificuldades de um mundo repleto de complicações e londe de ser mágico, na busca por soluções eficazes e prazerosas.
Gostar de Harry Potter é um exercício do tratamento humano e da auto confiança, do sucesso pessoal e da busca por reconhecimento. Existem aqueles que condenam um livro por sua infantilidade, fantasia exagerada ou uma capa não tão agradável; em contrapartida, há aqueles que sabem retirar de um livro a essência para uma vida, os valores e os exemplos - e J.K. Rowling sobre criar o ambiente perfeito em sete livros.
A minha adequação da palavra ‘coragem’ ao classificar o filme vem do fato de o final de Harry Potter reservar um desafio maior do que qualquer outro já enfrentado ou meramente imaginado. Sem spoilers, a coragem é o único meio de quebrar barreiras na busca pela vitória; e nessa busca constante dos jovens da tão comentada geração Y, esse sentimento –certamente nostálgico frente aos hormônios da adolescência- torna-se indispensável.

Clique na imagem e acesse a galeria
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte I já está nos cinemas desde sexta (veja o trailer clicando aqui). A adaptação para as telonas superou as anteriores e a produção é impecável, com figurinos mais modernos, jovens e próximos da realidade ‘trouxa’, alem de efeitos especiais que garantem emoção em todos os sentidos. Para os mais dispostos, a série de livros reserva criatividade e detalhes impecáveis e pode ser encontrada em qualquer livraria ou biblioteca. Renda-se ao universo Potteriano.
A estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte II está prevista para 15 de Julho de 2011; por enquanto, confira o que aconteceu na estréia do filme clicando na imagem acima.

Comente aqui!

Postar um comentário