28 de novembro de 2010

Substantivação abstrata

A moda fascina, encanta e desvenda os maiores anseios da mente humana. Nos processos criativos, é necessário um intenso processo de pesquisa referente ao comportamento humano, às ruas e à história, rendendo horas a fio na frente da tela quente do computador.
E nesses anos, as questões mais intrigantes que me deparei foram ‘Como a moda se mantém, se reinventa e qual seu comportamento perante os diferentes ângulos críticos?’ e a resposta me levou a um ciclo vicioso de pesquisas de tendências, streetstyle X catwalk, contradições e vertentes de estilos totalmente opostas.
Realmente se confirma a necessidade humana na expressão de suas atitudes desde centenas de anos atrás; a indumentária é a forma de mostrar sua mente ao mundo, é seu cartão de visitas, é a reflexão dos seus conceitos, ideais e da sua perspectiva para com a vida e o universo que rodeia seu umbigo.

Video Teaser da Hercules Magazine edição 9 - Transgender, sexy e totalmente conceitual.

Hoje, a moda conceitual agrada aos mais exigentes paladares da ‘revolução social’ do pensamento humano, do novo, do irreverente. Falar de moda conceitual é expressar a necessidade em citar uma transferência da ‘loucura’ (para alguns leigos) de um designer para a passarela, e que acaba, depois de meses de trabalho, encantando uma nação de atores da vida. Mas moda conceitual nunca será loucura e sim uma enciclopédia de valores pessoais e transferências dos sonhos mais íntimos do ser humano para uma coleção ou um ensaio fotográfico.
E toda essa tempestade de ideias continuamente alterada cria hoje um mundo de análise própria, um mundo criado para si mesmo e completo pelos valores próprios. Surgem os transexuais sem medo, a beleza das mais cheinhas, os hetéros-flex e a Ásia mais feliz e cheia de atitude; tudo isso porque a moda canaliza uma busca pela felicidade, uma representação vestida da realização psíquica (lê-se conceitos) em harmonia com o mundo – mundo esse cada vez mais colorido por idéias borbulhantes e as vezes até exóticas.

Segundo o Aurélio, o significado de conceito parte de ‘uma consciência de suas qualidades que faz de um objeto ou de uma idéia o que são ou parecem ser.(...)’ Por isso, entender a moda conceitual é tarefa exclusiva de cada um; é um exercício inteligente que desperta criatividade e leva a mente do homem a um estado elevado de compreensão da vida e das coisas que tornam esta mais clara e harmoniosa. Está tudo aí, diante dos seus olhos.

Video - reprodução

Um comentário: