18 de agosto de 2010

A cor da sustentabilidade

Sustentabilidade é a palavra da vez. Ser sustentável tornou-se necessidade de meses para cá, quando finalmente nos demos conta de a quantas anda o nosso planeta e onde ele vai parar se a situação precária do meio ambiente continuar como está. Diante disso, pessoas conscientes perceberam também que contribuir com o meio ambiente não era só separar o lixo de casa ou economizar água; eles queriam mais.
A busca por um mundo melhor vem refletindo de forma rápida e eficiente em todo o mundo fashion. Parece exótico, para alguns, roupas feitas com garrafas, latas, jornais e madeira (Você realmente vai chamar a atenção se usar uma dessas na rua, reflita!); Mas para nós, os jovens dessa nova geração também conhecida como 'a geração dos descartáveis', das facilidades, criar roupas com esse intuito é legal, diferente e principalmente importante.
Então, queríamos ainda mais e adaptamos a moda do reciclar aos nossos guarda-roupas; criamos as tendências do re-uso, do hi-lo; o ‘hypismo’ existente nas compras de brechó e no consumo de roupas produzidas a partir de materiais orgânicos nunca esteve tão aflorado.
Estar preocupado com o que agride ou auxilia o meio ambiente na hora de se vestir é uma chance à vida. Hoje inúmeros designers, grifes, empresas alimentícias e até de comunicação optam por produzir sem carbono, sem corantes agressivos, e com algodão orgânico, tecidos e materiais cem por cento naturais e outros ainda totalmente recicláveis.
Siga os passos de Gisele Bündchen, de Angela Lindvall, Jefferson Kulig, Alexandre Herchcovitch e outros milhares de engajados na causa ambiental e faça mais pelo nosso mundo. Pense no futuro, reflita sobre o seu passado.
E se tudo isso ainda não te convenceu, Al Gore tem um documentário incrível sobre as condições do Mundo (Uma Verdade Inconveniente), a ‘mag!’ atual está repleta de reflexões futuristas, aqui você encontra uma lista com os principais sites de eco fashion, e a Vogue Itália de agosto traz o apelo realista do editorial ‘Water & Oil’. (making of a seguir)




Pronto para mudar? Não só esse post mas todo o mundo precisa que as cores da vida voltem. Então, abra sua caixinha de lápis de cor; nós colorimos o mundo da forma que bem entendemos.
André Rodrigues, editor do ffw.com.br

          E você, o que pensa sobre esse tema? Clique aqui e poste sua opinião agora mesmo!                    Imagens - reprodução

Um comentário: