28 de julho de 2010

Idade x Beleza


A padronização da beleza é algo que já nos acostumamos. Há anos, o bombardeio da mídia unido às coleções dos designers voltadas para os ‘pré adultos’ criam uma imagem jovem e divertida sobre moda. O grupo majoritário de pessoas conhecido como terceira idade parece algo obscuro e excluído dos flashs do mundo da moda – não pela sua falta de vontade em seguir tendências e criar estilos.
Grande parte dessa terceira idade hoje é ativa: trabalha, dirige, freqüenta academias e festas. Mas para muitos da geração Y defendida por Paulo Martinez (jovens que adquirem conhecimento e se expressam de forma absurdamente rápida), ela está longe de fazer parte do mundo fashion. Eles dizem “As roupas mais legais não cabem aos nossos avós. Sempre imaginei meus avós usando vestidinho florido e suspensório com gravata”; para os avós “Nós adaptamos moda, temos o direito de existir dentro dela como um grupo ativo de opinião importante”.
O esteriótipo de magreza excessiva é passado presente; mas o presente talvez ainda mais presente traz a tentativa de agregação da moda à grupos mais experientes da sociedade, e isso está sendo expresso nas coleções mais abrangentes e usáveis, nas atitudes determinadas de se colocar modelos da terceira idade na passarela, e nas campanhas ousadas que estampam ruguinhas localizadas e bolsas bem delimitadas sob os olhos.
E quando se apela para a beleza meio antiquada, as vovós espertas já tem artifícios para contradizer tudo. É fato: todos envelhecemos, cada qual a seu tempo; mas o mundo em que a geração de 70 nasceu e a que a geração de 50 foi inserida padronizou também beleza e perfeição. Hoje as mulheres de 50 recorrem à cirurgia plástica eficiente para disfarçar a idade não aceita pela maioria, e as mulheres de 70 aplicam inúmeros artifícios para fugir das futuras marcas do tempo.
Prevê-se uma sociedade em 2030 totalmente voltada para a perfeição do corpo e da alma; mas, enquanto essa sociedade não é instaurada toda essa atual geração Y pode começar a mudar os seus conceitos aceitando o futuro iminente e principalmente a beleza natural da terceira idade. Essa visão de perfeição física reflete na moda e vice-versa, o que também denota uma aceitação maior para com esse grupo consumidor em potencial, que deve ser inserido cada vez mais no rico mercado da mídia de moda.
Enxergar a beleza natural da terceira idade sem esquecer a ‘beleza jovem’ é a nova lei numa sociedade preocupada que exige mudanças imediatas.


Lembra da democratização ousada de Ronaldo Fraga? SPFW - Inverno 2009 (segunda parte)

Nota: Imagem - iconique.com Vídeo - spfw tv

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