19 de abril de 2010

'Goticismo' sem exageros




Há um tempo que a cultura gótica vem chamando minha atenção. Com essa onda de visual grunge ainda, nos sentimos cada vez mais no mundo dark. Mas o fato mais curioso e surpreendente (para os leigos) é que os góticos não se vestem apenas de preto ou andam com make pesada como nossas avós nos ensinaram.
O convívio com o pessoal do blog de uma amiga gótica me levou a explorar o 'goticismo' como moda urbana e tendencinha temporária, que entretanto já existe há muito tempo.

Os góticos formam um grupo numeroso e expressivo, possuidores de várias vertentes dentro dessa expressão cultural, como os vitorianos, os clássicos, os medievais e até os cowboys góticos (por mais estranho que possa soar). Essa cultura muito rica e cheia de detalhes cria um modo de vida totalmente alternativo e criativo que passa pelo estilo musical despojado e desconexo, e pelos ricos valores sociais defendidos.
O 'goticismo' é representado comumente relacionado à vampiros na Tv ou a estranhezas num clima mórbido e pesado (Família Adams); no cinema vê-se representações perfeitas no quesito figurino, principalmente nas produções de época (Sweeney Todd).



Mas talvez a maior e mais rica forma de expressão desse grupo é no ato de se vestir. Usam sempre roupas perfeitas em tecidos impecáveis, acessórios gritantes e muito metal. Os góticos muitas vezes criam e personalizam as roupas que vestem, são adeptos do espartilho e valorizam uma maquiagem pesada e bonita, sabendo como impressionar sem lembrar a morte (como muitos pensam).
Os góticos criam um mundo só seu e aos poucos tomam seu lugar na sociedade e são reconhecidos como símbolos de expressão cultural única.

Colaborou nesse post:
Obs: Apesar do termo 'goticismo' não ser muito aceito na cena gótica, optamos por esse termo para conseguir uma referência direta e objetiva à cultura.

2 comentários: